Ratinho Junior lança cartilha contra fake news

 em Destaque, Segurança
O deputado estadual Ratinho Junior (PSD), apresentou nesta terça-feira, 24, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), uma cartilha para combater as fake news, notícias falsas geralmente divulgadas por meio das redes sociais e de plataformas digitais.

Com uma linguagem bem didática, a cartilha dá dicas de como identificar e combater as fake news. “A busca pela verdade não é tarefa exclusiva dos veículos de comunicação. Somos todos responsáveis pela manutenção do verdadeiro, do legítimo e pela luta contra a propagação das mentiras e boatos sustentados nesse novo modelo que recebeu o pomposo título de fake news, mas que é a velha mentira com nova roupagem, agora ancorada no universo das redes sociais”, explicou o deputado durante o lançamento.

Ratinho Junior lembrou que essa é uma preocupação que está dominando o debate sobre as próximas eleições e citou a participação do ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em um debate sobre fake news promovido pela revista Veja, nesta terça-feira, 23, em São Paulo.

“No evento, o ministro explicou que o TSE montou um comitê, com participação da Polícia Federal, do Ministério Público e da Agência Brasileira de Inteligência, para impedir a proliferação de notícias falsas. Essa é uma demonstração óbvia da importância de se combater as fake news”, completou o deputado.

Uma pesquisa exclusiva, feita a pedido de VEJA pela consultoria Ideia Big Data, com 2.004 pessoas ouvidas por telefone entre 9 e 10 de janeiro, mostra que 83% dos entrevistados temem compartilhar notícias falsas em suas redes sociais e grupos de WhatsApp.

“Com a discussão desse tema de forma ampla e o lançamento da cartilha, espero contribuir para uma eleição mais limpa, onde prevaleçam as propostas e as boas ideias”, finalizou Ratinho Junior.

http://instagram.com/ratinho_junior

https://pt-br.facebook.com/ratinhojunior/

https://www.flickr.com/photos/ratinhojr/

Notícias recomendadas
Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais breve possível.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar