"Estamos construindo uma nova política para as cidades sustentáveis", diz Ratinho Junior

Em Foz do Iguaçu, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, destacou nesta quinta-feira, 17, na 6ª Conferência Estadual das Cidades, os avanços dos programas de desenvolvimento urbano e os projetos de mobilidade implantados no Paraná. “Junto estamos construindo uma nova política de desenvolvimento urbano e regional no Paraná, para o fortalecimento de cidades inclusivas, com função social, participativas, justas, inteligentes que possam ser a moradia de pessoas com melhor qualidade de vida”, disse.

Ratinho destacou, entre as ações, o novo sistema de obras urbanas no Paraná que monitora o avanço das obras após a liberação do financiamento para cada município. “É uma entre tantas medidas importantes para fiscalizar as obras e assegurar o objetivo social nos municípios do nosso Estado”, disse.O projeto Calçadas Paraná também foi citado por Ratinho Junior na conferência. “São 5,8 milhões de metros quadrados de passagens para pedestres, construídos nos últimos seis anos. São mais de R$ 500 milhões em obras feitas com recursos do tesouro estadual ou financiadas pelo Estado”, disse.Neste período, Ratinho Junior destacou que os municípios avançaram em conforto e segurança para as pessoas. “São quase 3 mil quilômetros lineares, o que equivale a distância entre Curitiba e Maceió, capital do Alagoas, no nordeste do Brasil”. Disse ainda que os 399 municípios foram atendidos com o projeto  “que garante mais mobilidade, principalmente, às pessoas com deficiência, idosos, gestantes e mamães com carrinho de bebê”.

Objetivos da ONU

Outro avanço diagnosticado pelo secretário remete à parceria firmada, em julho, pelo Paraná com a ONU. Ratinho Junior afirmou aos delegados da conferência que assinou a adesão do Paranacidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Já aderiram à agenda, 193 países que participaram da cúpula das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, realizada em setembro de 2015.

“O Paraná assumiu o compromisso de buscar efetivar os 17 objetivos, os princípios e as metas para chegar ao desenvolvimento sustentável e para atender as necessidades da atual e das futuras gerações. Vamos deixar as nossas digitais na construção deste sonho”, disse Ratinho Junior. “A partir de agora, vamos ser parceiros no alcance dessas metas”, completou.

Os 17 objetivos incluem a luta para erradicar a pobreza, fome zero, agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água e saneamento, energia limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução da desigualdade, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, paz, justiça e instituições eficazes, parcerias e meios de implementação.

Sobre o autor: Editor