Ratinho Junior na frente do Ibope no Paraná

 em Destaque, Pesquisa

O deputado Ratinho Junior (PSD), lidera pesquisa realizada pelo Ibope sobre intenção de voto na disputa do Governo do Paraná. Com a margem de erro de 3%, Ratinho Junior tem 34% e Osmar Dias, 28%. Em seguida vem a governadora Cida Borghetti (PP) com 5% e o ex-deputado Dr. Rosinha (PT) com 3%. Brancos e nulo somam 24% e outros 6% não sabem ou não responderam. O Ibope entrevistou 1.008 eleitores e a pesquisa registrada no TSE sob o número PR-06410/2018.

Na espontânea, 64% dos eleitores não sabem ou não respondem à pergunta e outros 19% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Ratinho Junior é citado por 4% dos eleitores, enquanto Álvaro Dias (Podemos), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) aparecem com 3% das menções espontâneas cada um. Osmar Dias é lembrado por 2% dos paranaenses e os demais possíveis candidatos têm 2% ou menos das citações.

Ratinho Junior também é o mais conhecido entre os candidatos – 57% afirmaram que conhecem bem, ou mais ou menos, o deputado e 53% conhecem o segundo, Osmar Dias. Com 63%, Dr. Rosinha é o mais desconhecido e 39% dos entrevistados afirmaram que não conhecem Cida Borghetti, enquanto 33% a conhecem só de ouvir falar.

O Ibope mediu a rejeição dos candidatos. Dr. Rosinha é o mais citado (53%), seguido por Cida Borghetti (40%). Cerca de um quinto não votaria de jeito nenhum em Ratinho Junior (22%) e Osmar Dias (21%). Aqueles que preferem não responder correspondem a 10% da amostra e 6% declaram espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta, os entrevistados podem mencionar mais de um nome.

Na simulação de segundo turno, Ratinho Junior também venceria Osmar Dias. Considerando o embate desses com os outros possíveis candidatos, ambos aparecem com vantagem em relação aos demais.

O Ibope também perguntou a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas do Paraná. A área da saúde aparece em primeiro lugar, com 62% de citações, seguida pela segurança pública (42%), educação (32%) e geração de empregos (29%). Estes percentuais correspondem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.

A pesquisa Ibope/CBN Cascavel foi realizada entre os dias 3 e 5 de abril. Foram entrevistados 1.008 votantes. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo Nº PR-06410/2018.

Notícias recomendadas
Contato

Nos envie um e-mail e entraremos em contato o mais breve possível.

Not readable? Change text.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar